quarta-feira, junho 01, 2005

Ação civil "ex-delicto"


Como se sabe, a condenação de alguém pelo cometimento de um crime gera uma resposta estatal, de regra, consubstanciada na aplicação de uma pena – nec delicta maneant impunita -, os delitos não podem ficar impunes. Há casos excepcionais em que isso não acontece, como, v.g., no chamado perdão judicial (1). O normal, entretanto, é a primeira hipótese. Nesse contexto, superada a fase da vingança privada, à vítima nada mais resta do que aceitar a sanção definitiva pelo Poder Judiciário aplicada contra o seu ofensor.

Na maioria dos casos, entrementes, o delito causa também um desequilíbrio de ordem pecuniária para ofendido ou à sua família. Quem quer que tenha causado gravame a direito de outrem tem o dever de indenizar. Tal máxima encontra estro na parêmia latina neminem laedere, consagrada no antigo Código Civil pelo art. 159 e pelo atual regramento no art. 927. Essa situação é resolvida por meio da chamada ação civil ex-delicto. Nesta, busca-se uma indenização pelo dano sofrido, cuja causa petendi - a causa de pedir - é o ilícito criminal(2). Decidida com trânsito em julgado a questão penal, sendo a sentença condenatória, esta faz coisa julgada em nível do Direito Civil, ficando o ofendido habilitado a executá-la naquela esfera. Aqui a discussão cingir-se-á ao valor da indenização (quantum debeatur), porque a obrigação de pagar já é certa (an debeatur).

Questão que encerrava certa controvérsia, dizia respeito à obrigação dos pais, tutores, curadores, patrões ou prepostos de responderem solidariamente por atos ilícitos – criminosos ou não – praticados por seus pupilos. O art. 1.521 do vetusto CC de 1916 já previa essa obrigação, por isso mesmo, o intérprete menos atento poderia imaginar tratar-se aqui de um caso de responsabilidade objetiva, ou seja, a tão-só condenação dos últimos já imporia a obrigação de indenizar aos primeiros. Engano: era caso de responsabilidade subjetiva(3). A leitura do art. 1.523 espancava qualquer dúvida, ao exigir para configurar-se a responsabilidade mútua, provar-se “que elas concorreram para o dano por culpa, ou negligência de sua parte.” A jurisprudência, depois, tratou de criar uma presunção juris tantum (aceitam prova em contrário) no sentido de inverter o ônus probatório(4). Dito de outra maneira: condenado o dependente - no Crime ou no Cível -, presumia-se a culpa do responsável, com a sua conseqüente responsabilização, a qual poderia ser elidida, bastando provasse este não se ter havido com aquele elemento normativo (culpa ss).

A discussão é oportuna: o novo Código Civil dá um outro tratamento ao tema. Apesar de o art. 932 praticamente repetir os termos do art. 1.521 do velho códice, o art. 933 não deixa dúvidas: “As pessoas indicadas nos incisos I a V do artigo antecedente, ainda que não haja culpa de sua parte, responderão pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos.”

Consagrada está, agora sim, à luz desse novel Diploma Legal, a responsabilidade objetiva (5) dos representantes elencados na Lei por seus representados. Aqui se trata de presunção juris et de jure, a não aceitar prova em contrário: condenado o filho, ou o empregado, exemplificativamente, tem o prejudicado a possibilidade de buscar recompor-se no patrimônio do pai ou do patrão, sem poder este se eximir, alegando não ter concorrido para o evento danoso.

No mesmo sentido, à luz do moderno CC (art. 927, parágrafo único, segunda parte), haverá obrigação objetiva de indenizar, baseada na chamada teoria do risco da atividade (6), quando a ocupação do autor impuser ao ofendido um potencial de perigo maior do que o imposto aos demais (7) .


_____________
Notas

1.É o que sucede por exemplo, nos crimes de homicídio culposo (art. 121, § 5º do CP) e de lesões corporais culposas (129, § 8º do CP), quando a pena é de todo desnecessária. Aqui, surpreendentemente, houve um lampejo de visão do fascista Legislador penal de 1940, ao adiantar postulados da chamada Teoria Funcional-Sistêmica (Funcionalismo alemão). Sobre o tema ver ROXIN, Claus. Política criminal e sistema jurídico-penal. Tradução: Luís Greco. Rio de Janeiro. Renovar, 2002. Diz o autor, pg. 67, literis: “A terceira das categorias base de nosso sistema – a culpabilidade – é cunhada político-criminalmente pela teoria dos fins da pena. Uma vez verificado que a ação do autor era errônea também do ponto de vista da regulação social de conflitos, falta ainda que o trabalho dogmático responda se um tal comportamento merece pena.”

2.TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. Saraiva, 1995, pg. 02.
3.RODRIGUES, Sílvio. Direito Civil. Vol 4. São Paulo, Saraiva, 1972-75. Pgs. 62 e 63. “Assim, parece fora de dúvida que o codificador desejou mesmo que a responsabilidade do amo, do comitente, do tutor, do pai, etc. , ficasse sujeita à prova de sua culpa, produzida pelo prejudicado. Conhecedor dos vários sistemas pontificadores da responsabilidade, escolheu precisamente aquele que encarregava a vítima de provar o comportamento culposo não só do causador direto do dano, como da pessoa por ele responsável.” Depois: “O legislador brasileiro, ao corrente dessas duas concepções, preferiu aquela mais conservadora, que adotou no art. 1.523 do CC, ou seja, a de condicionar a responsabilidade do patrão à prova de sua culpa.”
4.MIRABETE, Júlio Fabrini. Processo penal. 13ª ed. rev. atualizada até 2001. São Paulo. Atlas. Pg. 160, em nota de rodapé, entendia fosse a presunção decorrente de Lei, verbis: “Consoante jurisprudência dos nossos Tribunais, provado o ato ilícito do menor, a culpa in vigilando emerge automaticamente, cumprindo ao pai ilidir essa responsabilidade solidária por qualquer recusa legalmente admitida. Na ausência de causa de exoneração, prevalece a presunção decorrente da lei (art. 1.521, I do CC). Não lhe assistia razão, entretanto, porque o art. 1.523 afastava, ex-lege, a presunção, que foi criação pretoriana.
5.A responsabilização objetiva é recepcionada pela Constituição Federal de 1988, também, no que concerne aos danos causados por prestadores de serviços públicos, ficando, no entanto, resguardado à Administração o direito de regresso, tendo-se havido aqueles com culpa ou dolo. Assim o texto constitucional: “Art.37, § 6º As Pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.” Em suma: quando houver dolo ou culpa do agente, cabe à Administração o direito de buscar refazer-se no patrimônio daquele; mas o simples nexo de causalidade gera para Poder Público o dever de indenizar.
6.Enunciado 38 do CEJ.
7.NEGRÃO, Teotônio. Código civil e legislação civil em vigor. 22ª ed. atualizada até 10/01/2003, São Paulo, Saraiva, 2003. Pg. 167.

11 comentários:

Diego Sarmento disse...

Muito bom, professor, o artigo!
Adorei sua descrição e estilo, no perfil.
Representando o Piauí, posso dizer que até ele te admira.
Novamente, parabéns!

Anônimo disse...

Excellent, what a website it is! This web site gives valuable information to us, keep it up.
Also visit my web-site ; online trading companies

Anônimo disse...

This page really has all the info I needed about this subject and didn't know who to ask.
My page : find penny stocks

Anônimo disse...

Hi there, i read your blog from time to time and i own a
similar one and i was just curious if you get a lot of spam feedback?
If so how do you stop it, any plugin or anything you can suggest?
I get so much lately it's driving me crazy so any help is very much appreciated.
My web-site ... online investment sites

Anônimo disse...

I am curious to find out what blog system you have been using?
I'm experiencing some minor security issues with my latest blog and I would like to find something more safe. Do you have any recommendations?
My webpage ; trade gold futures

Anônimo disse...

At this time I am ready to do my breakfast, afterward having my breakfast coming yet again to read further news.
Also visit my weblog : how to make money on internet from home

Anônimo disse...

My brother recommended I might like this website. He was entirely right.

This post truly made my day. You cann't imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!
My page ... legitimate work at home businesses

Anônimo disse...

I pay а quick vіsit day-to-daу a few web
pages and blogs to гead аrticles, hоweνer this web site gives quality baѕed
posts.

my web-site: medical health insurance

Anônimo disse...

Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging
for? you made blogging look easy. The overall look of your site is fantastic, as well as the
content!

my blog post: Falconhunt.ru

Anônimo disse...

I think the admin of this website is truly working hard in support of his website, for the reason that here every data is quality based material.



Visit my site; http://affordable-dental-plan.org/managing-risks-through-dental-practice-kri

Anônimo disse...

What's up i am kavin, its my first time to commenting anywhere, when i read this post i thought i could also create comment due to this sensible article.

Stop by my homepage - http://www.forum-sentiments.fr/profile.php?mode=viewprofile&u=128960